VII SEMANA MONTELLIANA

download (1)

Por Quem Batem Os Tambores de São Luís foi o tema da palestra magna proferida pelo imortal da Academia Brasileira de Letras e amigo pessoal do escritor Josué Montello, Arnaldo Niskier (RJ), que abriu na tarde de ontem a VII Semana Montelliana em comemoração ao centenário de nascimento do ilustre maranhense. O tema remete a uma das principais obras de Montello: Os Tambores de São Luís.

A Casa de Cultura Josué Montello vai ser sede, até o dia 25, sexta-feira, de uma excelente programação gratuita e aberta ao público que inclui exposições fotográficas, lançamentos de livros, cordel e teatro, visitas guiadas e outras palestras. O evento tem o apoio da Cemar e é de grande importância para estudantes, professores e para todos os que valorizam a cultura, para que conheçam sobre vida e arte desse homem considerado um clássico de nossa literatura. Ele levou referências do Maranhão para o Rio de Janeiro, onde morou, e para alguns países por onde passou temporadas, inclusive como Embaixador do Brasil junto à Unesco em Paris. Josué Montello foi o segundo mais jovem imortal da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira de número 29, fundada por Arthur Azevedo e que tem como patrono Martins Pena. Também foi membro da Academia Maranhense de Letras desde 1948 e sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Tudo o que fiz, consegui realmente debruçado sobre o papel”, costumava dizer Josué Montello, que se definia um homem das letras. Ele faleceu em março de 1996 e deixou um legado com mais de 160 obras em diversos segmentos, entre romances, ensaios, crônicas, ficção, literatura infantil e juvenil e tantos outras, muitas traduzidas no exterior.

Vá até a Rua das Hortas, N° 327, Centro, São Luís, e faça parte da programação da Semana Montelliana.

2017-08-14-PHOTO-00000028

Uma resposta para “VII SEMANA MONTELLIANA”

  1. Rosa Amorim disse:

    Excelente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Que tal se cadastrar para receber os novos textos assim que publicados?