São Luís como capital do intercâmbio de Jovens do Rotary Internacional

Intercambista maranhense foi um dos palestrantes

A capital maranhense sediou de 26 a 28/10 no Pestana Hotel em São Luís do Maranhão o XXXVII Encontro Anual dos Coordenadores do Programa de Intercâmbio de Jovens de Rotary Internacional.

O evento, realizado pela primeira vez no Distrito 4.490, que abrange os Estados do Maranhão, Piauí e Ceará é promovido pela ABIJ – Associação Brasileira de Intercâmbio de Jovens, e reúne rotarianos brasileiros e de diversos países envolvidos no Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Internacional. Com uma ampla programação de palestras e workshops, com tradução simultânea, a participação de ilustres conferencistas de renomes nacionais e internacionais, com abordagens aos mais variados temas envolvendo as normas e regras do programa de intercâmbio de jovens de Rotary Internacional, sob a sob coordenação geral da presidência da ABIJ nacional e do Comitê de organização, tendo como anfitrião distrito 4.490.

O coordenador do evento, Ehrlich Cordão, Chairman do Distrito 4.490, destacou a importância do encontro. “Este evento tem como finalidade a troca de informações e o fortalecimento do programa de intercâmbio de jovens, além de estreitar ainda mais os laços de amizades e companheirismo entre os dirigentes do Brasil e de outros países”, disse Cordão.

Um dos destaques foi a apresentação no sábado, 28, sábado do intercambista maranhense João Carlos Almeida Lopes de 17 anos, morador do bairro Bom Jesus no Pólo Coroadinho, aluno do Centro de Ensino Médio Gonçalves Dias foi apadrinhado pelo Centro Educacional e Profissionalizante do Maranhão – CEPROMAR e pelo Rotary Club São Luís João Paulo. João Carlos recentemente retornou do seu intercâmbio de um ano no México.

O Rotary é uma organização humanitária que une líderes que trocam ideias e entram em ação para criar mudanças positivas em milhares de comunidades no mundo. Está presente em 218 países, e tem 1.220.825 profissionais voluntários. No Brasil são 54.060 rotarianos e o Maranhão pertence ao Distrito 4.490 que envolve ainda os estados do Piauí e Ceará com 2.055 voluntários distribuídos em 76 clubes.
Dentre várias ações humanitárias, o maior legado do Rotary Internacional é a luta pela erradicação da paralisia infantil (pólio ou poliomielite) no mundo por meio do financiamento de pesquisas e doação de vacinas. Atualmente somente dois países ainda são endêmicos, Afeganistão e Paquistão.

Outro importante legado do Rotary Internacional é o Intercâmbio de Jovens entre 15 e 17 anos, que tem por objetivo proporcionar a mais 8 mil de jovens do mundo inteiro por ano a oportunidade de aprendizado cultural como embaixadores dos seus países. Este ano o Distrito 4.490 (Maranhão, Piauí e Ceará) já enviou 19 jovens dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará a países como México, Estados Unidos, Dinamarca, Itália, França, Alemanha, Taiwan, Canadá e Coreia do Sul. Desses países vieram 21 jovens para os mesmos estados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para informações sobre como participar do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Internacional os interessados devem acessar o site http://www.intercambiorotary4490.com.br/

Comissão de Imagem Pública do Rotary Club São Luís João Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Que tal se cadastrar para receber os novos textos assim que publicados?